9MLC /4 Dia

4o Dia da Nona Mostra Live Cinema na Escola de Artes Visuais do Parque Lage Na agradavel manhã de domingo, 9 de agosto de 2015, tivemos uma palestra do artista alemão Robert Henke. Ele contou sobre seus trabalhos anteriores e seu processo criativo da construção da performance Lumière. “Ser ingênuo é ótimo para o artista, pois ele não tem medo de se aventurar” Robert Henke. Fotos: Danila Bustamante Veja mais fotos no nosso FLICKR.

Leia mais...
9MLC /3A NOITE

3a Noite da Nona Mostra Live Cinema no Cine Odeon- Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro Nesta sábado, 8 de agosto de 2015, aconteceu a 3a noite de apresentações da mLC ano 9. O recém reformado Cine Odeon foi inundado de cores e sons com a performance de lasers Lumiere II do alemão Robert Henke. Veja Fotos: Fotos: Danila Bustamante Veja mais fotos no nosso FLICKR.

Leia mais...
9mlc /2a noite

2a Noite da Nona Mostra Live Cinema no Teatro do Oi Futuro Ipanema Nesta sexta feira, 7 de agosto de 2015, aconteceu a 2a noite de apresentações da mLC ano 9, a platéia reuniu-se no teatro do Oi Futuro de Ipanema e acompanhou as performances dos Cariocas Simplicio Neto e Emilio Domingos. Uma noite cheia de surpresas e com a Alma Carioca.   Confira as fotografias da noite! “CARIOCA ERA UM RIO” LIVE REMIX – Vj Simpla + Nefelibatas + Filme “DEIXA NA RÉGUA REMIX” – Emílio Domingos + DJ Vinimax + Barbeiro Fotos: Danila Bustamante Veja mais fotos no nosso FLICKR.

Leia mais...
9mlc/ NOITE DE ABERTURA

COMEÇOU A MOSTRA LIVE CINEMA ANO 9 ! Na agradavel noite de quinta feira, 06.08.2015 o Oi Futuro de Ipanema foi invadido em cores e sons na abertura da Nona Mostra Live Cinema ! O público lotou a calçada em frente a fachada para acompanhar os artistas Daniel Limaverde e Antonio Hofmeister em sua performance inédita 01+01=01 ! e não perca os próximos dia ! Fotos: Danila Bustamante Veja mais fotos no nosso FLICKR.  

Leia mais...
EMÍLIO DOMINGOS – DEIXA NA RÉGUA REMIX

Dia 07 de agosto de 2015. teatro- Oi Futuro de Ipanema. 21:00. Duração: 30 min. Entre cortes, giletes e tesouradas, o cineasta Emílio Domingos traz pro palco os barbeiros dos subúrbios e as tendências da periferia carioca. PLAY! “Deixa na Régua” retrata o universo dos salões de barbeiro das favelas e dos subúrbios cariocas. Salões que são os lugares de onde a nova estética da periferia nasce e se expande. Ponto de encontro dos jovens, os barbeiros se tornaram grandes lugares de troca dessa juventude. Entre cortes, giletes e tesouradas, “Deixa na Régua” mostra as novas tendências da periferia carioca.

Leia mais...
A montagem no Live Cinema

os pesquisadores: Marcus Bastos, Patricia Moran e Wilson Oliveira comentam o conceito de montagem na performance audiovisual ao vivo.

Leia mais...
LIVE CINEMA
Robert Henke – Lumière

08 de agosto de 2015. Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro,  20:30. Duração: 60min. PLAY! Marcus Bastos, professor e pesquisador do audiovisual ao vivo, comenta a performance “Lumière” de Robert Henke: Robert Henke constrói e opera as máquinas que criam sons, formas e estruturas. Ele é fascinado pela beleza dos objetos técnicos e desenvolver seus próprios instrumentos e algoritmos é uma parte integrante do seu processo criativo. Seu material é gerado por computador de som e imagens, gravações de campo, fotografia e luz; transformadas, rearranjadas e modulada por regras matemáticas, interação em tempo real e operações aleatórias controladas. O trabalho de Robert Henke tem um foco especial sobre a exploração de espaços, tanto físicos e virtuais. Muitos de seus trabalhos utilizam vários canais de áudio ou são especificamente concebidos para locais exclusivos com suas propriedades espaciais individuais.

Leia mais...
Simplicio Neto – “CARIOCA ERA UM RIO” LIVE REMIX

Dia 07 de agosto de 2015. teatro- Oi Futuro de Ipanema. 21:00. Duração: 30 min. “Carioca Era Um Rio” LIVE REMIX é uma performance multimídia em que o diretor e roteirista Simplicio Neto encarna seus alters egos: DJ SIMPLA da Dínamo e VJ SIMPLA da PHUNK! Re-edita, re-dubla, re-sonoriza e re-trilha a sua obra no palco, acompanhado por músicos da Banda FILME, a criadora da Trilha Sonora Original, e OS NEFELIBATAS, sua banda atual onde atua como cantor e compositor. Aproveite!

Leia mais...
PROCESSO CRIATIVO Palestra com Robert Henke

09 de agosto de 2015. Parque Lage. 10h. Robert Henke constrói e opera as máquinas que criam sons, formas e estruturas. Ele é fascinado pela beleza dos objetos técnicos e desenvolver seus próprios instrumentos e algoritmos é uma parte integrante do seu processo criativo. Seu material é gerado por computador de som e imagens, gravações de campo, fotografia e luz; transformadas, rearranjadas e modulada por regras matemáticas, interação em tempo real e operações aleatórias controladas. O trabalho de Robert Henke tem um foco especial sobre a exploração de espaços, tanto físicos e virtuais. Muitos de seus trabalhos utilizam vários canais de áudio ou são especificamente concebidos para locais exclusivos com suas propriedades espaciais individuais.

Leia mais...
Arqueologia do audiovisual ao vivo

A 9mLC conversou com o artista, curador, pesquisador e professor Marcus Bastos a respeito da história do audiovisual ao vivo e dos diferentes entendimentos do termo ‘Live Cinema’. PLAY!

Leia mais...
Lumière II – Robert Henke

08 de agosto de 2015. Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro,  20:30. Duração: 60min. Em sua nona edição a Mostra Live Cinema convida o artista alemão Robert Henke  (programador, músico, engenheiro de ideias, artista de mídias digitais e um dos principais criadores do popular software Ableton Live) para apresentar o seu mais novo projeto, Lumière II, uma composição audiovisual de lasers e som. Lasers poderosos desenham sucessões rápidas de morphing, formas e pontos conectados no espaço, precisamente sincronizadas com eventos sonoros cuidadosamente trabalhados para criar uma situação de sinestesia audiovisual total. Os lasers são projetados em uma tela grande, e em algumas partes do trabalho em uma parede de nevoeiro, o que também faz com que os feixes intensos de luz visível no ar, ligarem-se aos lasers no fundo da sala com a tela na frente, formando objetos temporários frágeis acima da plateia.

Leia mais...
“CARIOCA ERA UM RIO” LIVE REMIX – VJ SIMPLA + NEFELIBATAS + FILME

Dia 07 de agosto de 2015. teatro- Oi Futuro de Ipanema. 21:00. Duração: 30 min. Em sua nona edição a Mostra Live Cinema convida o cineasta carioca Simplicio Neto para fazer um REMIX audiovisual em tempo real de seu premiado documentário  “Carioca era Um Rio”. “Carioca Era Um Rio” LIVE REMIX é uma performance multimídia em que o diretor e roteirista Simplicio Neto encarna seus alters egos: DJ SIMPLA da Dínamo e VJ SIMPLA da PHUNK! Re-edita, re-dubla, re-sonoriza e re-trilha a sua obra no palco, acompanhado por músicos da Banda FILME, a criadora da Trilha Sonora Original, e OS NEFELIBATAS, sua banda atual onde atua como cantor e compositor. Aproveite!

Leia mais...