1MPAR

HOL

É um projeto conceitual audiovisual generativo onde todas as composições buscam uma correspondência entre áudio e vídeo e elas serão executadas em performances ao vivo ou na forma de vídeos e instalações. O projeto é baseado no conceito de sinestesia. Cores, formas e movimentos de cada elemento são sincronizados com notas, harmonias e ritmo. Som e imagem têm exatamente a mesma importância e são gerados ao mesmo tempo ao se tocar cada nota no teclado, através dos instrumentos específicos construídos em software.

Um novo e único instrumento é construído para cada composição, a fim de que o conceito de cada tema possa se materializar sob todas suas possibilidades em áudio e imagem. Há uma base conceitual em cada composição, de forma que esta represente emoções e sentimentos a respeito do tema que está s endo desenvolvido. Algumas composições são produzidas na forma de instalações e podem acontecer mesmo sem a participação do artista, de forma generativa. Assim, a obra se desenvolve autonomamente, a partir de premissas estipuladas para o instrumento. Pode haver também a participação do público, que, através de sensores, tem seus movimentos capturados e analisados, e estes entram como variáveis interferindo na execução da composição. As obras têm uma parte generativa, ou seja, apesar do artista que a executa ter controle sobre várias variáveis, algumas são geradas randomicamente. Desta forma, cada obra nuca é executada da mesma forma mais de uma vez, tornando as performances sempre atuais e únicas.

Henrique Roscoe é artista digital, músico e designer. Formas abstratas e desenhos vetoriais são a base do trabalho. Na criação dos vídeos o artista tem grande influência do construtivismo Russo e usa cores e movimentos para transmitir as sensações sugeridas pelas formas que cria. Todos os vídeos e animações usados em suas apresentações são produções digitais feitas totalmente no computador, ou desenhadas à mão e escaneadas. Possui uma dupla audiovisual chamada addd, que tem como princípio fundamental a sincronia entre áudio e vídeo. É produtor e curador do Festival de Arte Digital, realizado a partir de 2007, em Belo Horizonte.

vj.1mpar.com

© Live Cinema