Alexandre Carvalho

‘Fluidos’ é um longa-metragem realizado ao vivo com captação, edição e projeção simultâneas.

A proposta do CineVivo é a da estrutura exposta, do escancaramento do processo: cinema explícito. Personagens, pessoas reais, cotidiano, ensaio e realidade, platéia e cenário, tudo coexistindo no frescor e autenticidade de um longa-metragem de ficção realizado ao vivo.

Em diversas locações, atores encenam a história captada por três câmeras, que ao vivo transmitem para a edição em tempo real e a projeção na sala de cinema. O Naturalismo é a base do filme, não somente no roteiro, mas também em sua linguagem e estética. Sempre prevalece o ambiente real, tal como ele é. Elementos de arte, fotografia, direção e som são buscados nas próprias locações. Transeuntes são, inclusive, os “figurantes” naturais da narrativa. A incomunicabilidade e a vida em suspensão, próprias de nosso momento atual estão presentes de maneira intrínseca na história e também na decupagem.

“Fluidos” mostra o cotidiano de três relacionamentos que tem em comum a dependência pela imagem sintética e a instabilidade de um presente fugaz. O espectador entra na sala de cinema para assistir a um filme. Porém esse filme está sendo realizado ao vivo nos arredores.

© Live Cinema