“CARIOCA ERA UM RIO” LIVE REMIX – VJ SIMPLA + NEFELIBATAS + FILME

Dia 07 de agosto de 2015. teatro- Oi Futuro de Ipanema. 21:00. Duração: 30 min.

Em sua nona edição a Mostra Live Cinema convida o cineasta carioca Simplicio Neto para fazer um REMIX audiovisual em tempo real de seu premiado documentário “Carioca era Um Rio”.

simplicio

“Carioca Era Um Rio” LIVE REMIX é uma performance multimídia em que o diretor e roteirista Simplicio Neto encarna seus alters egos: DJ SIMPLA da Dínamo e VJ SIMPLA da PHUNK! Re-edita, re-dubla, re-sonoriza e re-trilha a sua obra no palco, acompanhado por músicos da Banda FILME, a criadora da Trilha Sonora Original, e OS NEFELIBATAS, sua banda atual onde atua como cantor e compositor.

Aproveite!

simplicio03

O DOCUMENTÁRIO ORIGINAL:

“Carioca era um rio” é um documentário sobre o rio que deu nome aos habitantes da cidade do Rio de Janeiro, onde os “rios brincam de esconder” como resumiu Drummond. Principal fonte de abastecimento de água da antiga capital brasileira por dois séculos, orientador do seu próprio traçado urbano, ele hoje é apenas um grande canal de esgoto submerso que deságua na Baía de Guanabara. O roteiro Nasceu de um prêmio de no Concurso de Roteiros RioFilme em 2008 e de uma co-produção entre a Jurubeba Produções, a Maraberto e a Synapse. Foi premiado na 4a. Mostra Eco-Falante de Cinema Ambiental em São Paulo 2015 e fez parte da seleção oficial da Festival Internacional Cinema Planeta, no México em 2014. Participou dos seguintes Festivais no Brasil: Mostra Novos Rumos do Festival do Rio 2013, RECINE o Festival Internacional de Cinema de Arquivo, 2013, Mostra Internacional do Filme Etnográfico, 2013e Mostra do Filme Livre, CCBBs de Rio, São Paulo e Brasília, 2014. Foi Tambem convidado para exibição em diversos cineclubes, eventos acadêmicos e artísticos e de ativismo político, fomentando o debate atual a respeito da questão urbana, social e ambiental brasileira, como o “Aldeia Gentil”, evento da Galeria de Arte Gentil Carioca, Seminário e Congressos, como o do Dep. de História da PUC-RJ, do CEAT, edições de Cineclubes como o da FGV-RJ, da Tribuna Cultural Livre de Lumiar, da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, do Inst. Moleque Mateiro de Educação Ambiental, do PSOL, etc. O filme foi por fim licenciado para Exibição no Canal Curta! da Tv a Cabo brasileira. Já originalmente um ensaio de experimentação estética e ativismo político, na linha dos ensaios cinemáticos-sinfônicos-poéticos de Chris Marker, Harun Faroki, o filme agora chega ao ápice de seu processo de montagem aberta, de work in progress, nessa apresentação-remix ao vivo da obra no Live Cinema 2015.


Simplício Neto – Diretor, VJ e DJ SIMPLA – Roteirista-diretor Simplicio Neto, é co-diretor de documentários musicais premiados como “Onde a Coruja Dorme”, e vem atuando na cena boêmia carioca desde os anos 90 do século passado, como produtor cultural e VJ SIMPLA da festa Phunk!, e DJ SIMPLA da festa Dínamo. Investindo nos pós-cinemas e nas neo-narrativas, Simplicio é também o Dramaturgo e VJ das peças de teatro multimeios “A Re-volta de Charles Magnífico” (encenado no projeto ‘Fronteira – Encontro de Linguagens’, uma ocupação teatral da Funarte no Teatro Glauce Rocha, em 2011), e “O Procrastinador” (que em temporada no Centro Cultural Midrash, em Maio de 2015). Simplicio atuou como guitarrista cantor e compositor tocou em bandas marcantes da cena underground da cidade, como os Vibrosensores, a Máquina no Mundo, o Teatro Liquido, e a Banda Filme. Essas festas e bandas e peças multimeios capitaneadas pelo VJ-DJ-SIMPLA já tomaram os principais espaços da noite e da cultura carioca: Circo Voador, Fundição Progresso, Clube Bola Preta, Espaço Multifoco, Teatro Odisséia, Teatro Ziembienki, SESC Tijuca, Oi Futuro, Casa da Matriz, Boite Bunker, etc.

Filme – A banda “Filme” compôs e executou a trilha sonora original do documentário, que serve de base a esta apresentação. Representando-a, estarão tocando no palco Augusto Malbouisson na Guitarra e Pedais, e Sandro Rodrigues na Bateria.

Os Nefelibatas – A mais nova experiência sônica de Simplício Neto, junto com seus parceiros musicais. O show de estréia foi dia 09 /10/14 na nova meca do som independente no Rio, o Audio Rebel, no pré-lançamento do primeiro EP da banda, “Fuscas & Dirigíveis”. Depois disso destacam-se um show na história e prestigiada Sala Baden Powell em Copacabana, numa edição do projeto Admirável Disco Novo, que mapeia as novidades da cena independente brasileira. E também o show de lançamento do EP “Terror & Vaudeville” no aniversário de 6 anos da Festa Dínamo, que trouxe o rock para o coração da Lapa. Além do público, que tem crescido a cada show, a crítica tem recebido muito bem os EPs. “Fuscas & Dirigíveis” foi resenhado por sites internacionais como o blog americano Superrockmountain!, encabeçando sua lista EP GRAB BAG de 2014. E “Terror & Vaudeville”, ganhou resenhas elogiosas nos blogs que cobrem a musica independente no Brasil, como o Blog Trabalho Sujo de ALexandre Matias, o Blog BOO MONSTER BOP, de Bárbara Scarambone Leal, e o Blog Amplificador, a sessão de Nova Musica Brasileira no Jornal O Globo. Representando a banda, estarão no palco Sidney Honigzstejn tocando baixo e Gabriel Ares tocando teclado.

© Live Cinema