GRUPO MESA DE LUZ

mesadeluz2

remixCIDADE: Rio

A apresentação de cinema ao vivo trata de um retrato da cidade do Rio de Janeiro. Os artistas se propõem a desenvolver uma pesquisa de campo artística, coletando sons e objetos descartados ou esquecidos da cidade que farão parte de uma apresentação de cinema ao vivo, mostrando assim a percepção dos artistas em relação a cidade e os seus restos.
Com o olhar estrangeiro, influenciados pela paisagem, pela arquitetura e pelas pessoas, os artistas de forma intuitiva criarão um inventário de objetos descartados ou esquecidos que representarão percepções inusitadas do Rio de Janeiro.
A partir pesta pesquisa, o grupo conceberá o espetáculo remixCIDADE: Rio, onde os sons são remixados e as imagens criadas ao vivo.

 

Sobre o grupo

O Grupo Mesa de Luz, composto pelos artistas plásticos brasilienses Hieronimus do Vale, Marta Mencarini e Tomás Seferin, vem desenvolvendo estudos de linguagem nas áreas de performance audiovisual, dança – teatro, colagem e animação de formas. Tem participado de diversos eventos nacionais como o Festival de Arte Digital – FAD, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE, o Salão de Abril, o Circuito SESC de Artes e o Festival Internacional de Teatro Cenacontemporânea, Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste, DF Depois das Fronteiras; no Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB.

Desde 2008, tem desenvolvido um sistema operacional para a realização de suas apresentações de cinema ao vivo que associa dispositivos multimidiáticos. Em suas apresentações prezam pela  captação e manipulação em tempo real das imagens e dos sons buscando a resignificação do espaço-tempo através  do inusitado, o espontâneo, o lúdico e o onírico.

© Live Cinema