Lumière II – Robert Henke

08 de agosto de 2015. Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro,  20:30. Duração: 60min.

Em sua nona edição a Mostra Live Cinema convida o artista alemão Robert Henke (programador, músico, engenheiro de ideias, artista de mídias digitais e um dos principais criadores do popular software Ableton Live) para apresentar o seu mais novo projeto, Lumière II, uma composição audiovisual de lasers e som.

RH03teste

Lasers poderosos desenham sucessões rápidas de morphing, formas e pontos conectados no espaço, precisamente sincronizadas com eventos sonoros cuidadosamente trabalhados para criar uma situação de sinestesia audiovisual total.

Os lasers são projetados em uma tela grande, e em algumas partes do trabalho em uma parede de nevoeiro, o que também faz com que os feixes intensos de luz visível no ar, ligarem-se aos lasers no fundo da sala com a tela na frente, formando objetos temporários frágeis acima da plateia.

A qualidade especial da luz do laser permite combinar escuridão completa com momentos de extremo brilho, luz branca pura com cores saturadas e intensos movimentos precisos com formas orgânicas complexas. Lumière II é impulsionado por várias peças interligadas de software, escritos pelo artista.

RH02

Lumière II tem algumas ideias e experiências em relação à versão original da obra, Lumière (2013), mas com um foco e estética muito diferente. A primeira versão foi baseado em improvisação e nos gestos em bruto resultantes. O software para essa versão não permitiu desenhar formas mais complexas. Uma grande parte do trabalho de Lumière II foi o desenvolvimento de uma estrutura de software muito mais poderosa, permitindo a criação de figuras muito detalhadas e um motor de síntese de som mais complexo.

Lumière II Teve sua estréia em 19 de fevereiro de 2015, no Centro George Pompidou, em Paris e em agosto de 2015 será apresentado na Mostra Live Cinema – ano 9, Rio de Janeiro- RJ.


Robert Henke constrói e opera as máquinas que criam sons, formas e estruturas. Ele é fascinado pela beleza dos objetos técnicos e desenvolver seus próprios instrumentos e algoritmos é uma parte integrante do seu processo criativo. Seu material é gerado por computador de som e imagens, gravações de campo, fotografia e luz; transformadas, rearranjadas e modulada por regras matemáticas, interação em tempo real e operações aleatórias controladas. O trabalho de Robert Henke tem um foco especial sobre a exploração de espaços, tanto físicos e virtuais. Muitos de seus trabalhos utilizam vários canais de áudio ou são especificamente concebidos para locais exclusivos com suas propriedades espaciais individuais.

Seu projeto de longo prazo Monolake é um dos ícones principais da cultura club de música eletrônica emergente em Berlim após a queda do Muro. Robert Henke é também um dos principais criadores do popular software Ableton Live, que redefiniu completamente o desempenho e a prática da música eletrônica.

+http://roberthenke.com/concerts/lumiere_II

© Live Cinema