maotik na 7mlc

omnis

 

Além das 9 performances selecionadas para a 7a Mostra Live Cinema, na programação deste ano haverá um artista convidado!

 

Neste ano a mLC terá um convidado internacional, o artista canadense Maotik apresenta a performance Omnis na noite de abertura (04 de outubro) no espaço expositivo da Oi Futuro de Ipanema. O artista criará um ambiente imersivo, e depois da apresentação, o público poderá experenciar a obra como instalação interativa até o dia 12 de outubro.

Mathieu Le Sourd (Maotik) é referência na criação de ambientes imersivos. O artista, que vive em Montreal, desde 2005 vem desenvolvendo projetos relacionados a isso, o que o levou a diversos lugares da Ásia, e depois, a colaborar com estúdios de multimídia como o Moment Factory.

Omnis, trabalho inédito do artista no Brasil, é uma performance audiovisual ao vivo, cuja inspiração vem da ideia de ubiquidade – a capacidade de se estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Novas tecnologias estão transformando o mundo atual. A capacidade de transferir informações instantaneamente a qualquer ponto do mundo tem transformado drasticamente nossa percepção do tempo, espaço e relacionamentos. A sociedade contemporânea reduz medidas de distância e elimina escalas temporais, mantendo somente a unidade mais mínima possível: o “aqui e agora”.

Omnis mergulha o público em uma experiência sensorial intensa na qual uma série de ilusões de ótica e reverberações espaciais desafia as noções de tempo e profundidade dos participantes.

Como instalação interativa, o público explora sua percepção espacial e noção temporal através do uso de um sensor infravermelho Leap Motion, que é capaz de detectar a posição e rotação de cada dedo, possibilitando o controle preciso dos elementos interativos.

Complicou muito? Então só pra você ficar morrendo de vontade, se liga nesse outro trabalho do Maotik: DROMOS, apresentado em 2013 no Mutek Festival.

 

 

Já viu que não dá para perder, né? Tem que ir lá e experimentar!

Isso é só o começo, a programação completa da 7mLC será divulgada em breve. Acompanhe!

 

 

© Live Cinema