maotik

04.10 – 20h | Oi Futuro Ipanema

omnis

 

 

SOBRE A PERFORMANCE

[Omnis] (“Onipresente” no latim) é uma performance audiovisual realizada ao vivo cuja inspiração vem da ideia de ubiquidade – a capacidade de se estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Novas tecnologias estão transformando o mundo atual. A capacidade de transferir informações instantaneamente a qualquer ponto do mundo tem transformado drasticamente nossa percepção do tempo, espaço e relacionamentos. A sociedade contemporânea reduz medidas de distância e elimina escalas temporais, mantendo somente a unidade mais mínima possível: o “aqui e agora”.

Essa apresentação convida o público a sentir o impacto desse aspecto de nosso cotidiano. Através do uso de uma estética minimalista e comportamentos áudio-reativos, a evolução do ritmo influencia a dimensão do ambiente. O público é transportado a um ambiente de desestabilização gradual no qual o fluxo de mídia é aumentado em camadas até atingir o limite tecnológico e temporal.

A ideia é associar a percepção espacial com a noção de tempo através de uma combinação de variações visuais incluindo mesh morphing em 3D, texturas digitais e efeitos de sobreposição. Dados relevantes captados em tempo real são traduzidos em formas visuais com o fim da aproximação ao momento inalcançável: o instante.

Ao longo de 40 minutos, [Omnis] mergulha o público em uma experiência sensorial intensa na qual uma série de ilusões de ótica e reverberações espaciais desafia as noções de tempo e profundidade dos participantes.

 

SOBRE A INSTALAÇÃO INTERATIVA

 

[Omnis][Interactive] é uma experiência interativa que acompanha a performance ao vivo. Com a mesma linha de direção artística e abordagem conceitual da apresentação, a instalação convida o usuário a explorar sua percepção espacial e noção temporal através do uso de um sensor infravermelho Leap Motion. Essa tecnologia de ponta é capaz de detectar a posição e rotação de cada dedo, possibilitando o controle preciso dos elementos interativos.

Em um ambiente em evolução, composto de vários capítulos, participantes geram sons e visuais com movimentos das mãos em um espaço 3D. Elementos geométricos e texturas mudam de acordo com a posição das mãos do usuário. Com sua receptividade e praticidade, o sistema é um instrumento audiovisual que permite a criação de todo tipo de composição criativa.

 

SOBRE O ARTISTA

Mathieu Le Sourd (maotik) é um artista digital baseado em Montreal. Formado no London Institute, ele concluiu seu mestrado em Artes Digitais no Instituto Universitário do Audiovisual Pompeu Fabra em Barcelona em 2004. Sua paixão pela arte sonora e pela arte digital levou-o ao mundo da produção de visuais generativos para instalações interativas e apresentações multimídia.

Sua carreira começou em 2005 com a criação de um sistema visual interativo para uma companhia de artes cênicas. Após uma turnê pela América do Sul, Mathieu voltou a Barcelona onde participou do workshop de Processing Avançado organizado por Casey Reas, Ben Fry e Golan Levin. Nesse mesmo período, ele produziu “Airport”, uma instalação audiovisual apresentada poucos meses depois no Festival Sónar.

Em 2007, Mathieu mudou-se à Ásia e trabalhou como diretor artístico em instalações interativas para marcas internacionalmente famosas como Chanel (Tóquio), Chivas (Hong Kong) e Omega (Bangkok) além de museus e galerias. Nesse mesmo período, ele se apresentou como artista visual residente do Bed Supper Club, uma das maiores boates do Sudeste Asiático. Em 2010, ele recebe uma bolsa do CNC (Centro Nacional de Cinema em Paris) para a produção de “DROMOS”, uma experiência ambiental multimídia de imersão. A obra foi apresentada no ano passado no Festival Mutek e foi um grande sucesso com o público e a mídia.

Sua busca incansável por novos desafios artísticos em campos técnicos estimulantes levou-o a continuar sua carreira em Montreal. Desde então, Mathieu colabora com estúdios de multimídia, como o Moment Factory, organiza workshops na Societé des Arts Technologiques e produz instalações de imersão através de multimídia e apresentações ao vivo.

Conheça mais sobre o Maotik: www.maotik.com

 

 Confira a programação completa AQUI.

© Live Cinema