Yroyto

Yroyto na 3mLC from Mostra Live Cinema on Vimeo.

 

EILE

EILE é uma  performance produzida com a ajuda de uma câmera zenital e microfones (voz e micro-contact). Yro interpreta uma partitura improvisada em gravações de ruídos e imagens ao vivo provenientes de objetos tais como bolinhas de gude, pedaços de papel, cordas, luz…O publico assiste à fabricação artesanal de “loopings” que formam um filme abstrato e ruidoso, estranho e obsessivo. A ausência de narração tradicional deixa a porta aberta a uma nova relação com o cinema.

Yroyto

Yro (1980), artista multidisciplinar francês que explora através do processo live as relações entre a imagem e o som.

Seu trabalho é marcado pela fabricação artesanal, em direção de matérias sonoras e visuais com a ajuda de objetos pré-existentes ou preparados. Ele cria efeitos ópticos de proporção e empilhamento de camadas de vídeo e som pela manipulação e utilização de instrumentos de áudio e vídeo, criando assim um cinema de objeto onde o processo de fabricação é visível.

Suas obras guardam sempre um aspecto efêmero e não reproduzível.  A improvisação, a utilização do vídeo como matéria bruta, errar e ganhar, fazem parte do trabalho de Yro.

Algumas performances: EILE (solo, 2008), ASYNTHOME (com TRANSFORMA, 2009), INSIDE THE BLACK BOX (com SATI, 2010), MONOLYTE (solo, 2011)

 

Links:

www.yroyto.com

www.asynthome.net

www.insidetheblackbox.net

www.visionsonic.org

© Live Cinema